A Herzog & de Meuron acaba de apresentar o projeto de uma terceira torre para o novo complexo da Roche às margens do rio Reno na Basileia. Atualmente em processo de construção, o empreendimento foi concebido para abrigar a nova sede da empresa de biotecnologia na Suíça. As novas adições incluídas no plano diretor incluem uma série espaços verdes abertos ao longo do rio Reno, uma terceira torre de escritórios assim como um novo edifício de recepção.
As primeiras duas torres da nova sede administrativa da Roche, também projetadas pela Herzog & de Meuron, reinam absolutas no horizonte da cidade da Basileia. Conforme a Roche informa, após a inauguração da estrutura do edifício de pesquisa e desenvolvimento em 2023, os antigos edifícios de laboratório serão finalmente desativados. A intenção da Roche é substituí-los por uma nova estrutura, mais moderna e integrada à paisagem. O novo arranha-céu desenvolvido pela HdM se parecerá muito com as outras duas torres, seja em termos de projeto quanto em altura.
A implantação exata do edifício ao longo da Grenzacherstrasse assim como a definição das diretrizes para futuras intervenções na área estão sendo desenvolvidas e deverão ser incluídas no plano diretor da zona em breve. Como um amplo processo de renovação, todos os edifícios da chamada Südareal— com exceção ao edifício histórico da sede da empresa—serão demolidos. O Edifício Roche no.1, projetado e construído pela Herzog & de Meuron, foi concluído e inaugurado em 2015. O aranha-céu Roche no.2 encontra-se atualmente em processo avançado de construção. Além disso, as obras no estacionamento subterrando seguem avançando segundo as previsões iniciais.
Via Roche